Ingredientes:
Leite – quantidade de sua preferência para a coalhada
Leite q.b. para as demais etapas
Sal a gosto
Modo de preparo:
Quanto maior a quantidade de leite para coalhar, maior a quantidade de coalhada. Numa panela coloque o leite para coalhar e espere 2 dias para retirar a manteiga e só depois esquentar a coalhada. Reserve a manteiga retirada para outra etapa.
Em outra panela, coloque a coalhada e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, para não criar soro novamente e
deixe aquecer, não é para deixar ferver. Essa mistura tem que ficar na temperatura de mamadeira.
Passe essa mistura por um pano de prato para coar todo o soro. Amarre o pano ou o saco onde foi disposta a coalhada e deixe pendurado em algum local até o outro dia para escorrer completamente todo o soro e formar a coalhada escorrida.
No outro dia, retire a coalhada escorrida de entro do saco ou do pano de prato, coloque numa vasilha e esfarele bem com uma colher ou com as mãos. Coloque a manteiga reservada no início, numa panelinha e leve ao fogo baixo até derreter.
Numa panela grande, em fogo médio, coloque a coalhada esfarelada, adicione leite suficiente para cobrir toda a coalhada. Assim que iniciar fervura, o leite vai mudar de cor e vai formar o soro. Remova totalmente esse soro dessa mistura.
Repita esse processo de “lavar a massa da coalhada” por mais 2 vezes e remova completamente o soro e cada vez da lavagem.
Na última “lavagem”, a mistura já vai estar “dando liga”, e com uma textura totalmente diferente da textura da coalhada escorrida.
Irá reduzir um pouco e estará adquirindo uma cremosidade. Disponha novamente no saco onde foi coada a coalhada, para remover o soro que se formou nessa última lavagem.
Numa panela grande coloque um pouco da manteiga retirada e derretida, e a massa da coalhada lavada esfarelada. Adicione sal a gosto.
Leve ao fogo baixo, e literalmente iremos “fritar” essa massa, mexendo o tempo todo, até obter uma mistura cremosa, elástica e homogênea. E o requeijão de corte mais delicioso do mundo acaba de ficar pronto.
O post Requeijão de corte da fazenda: Saiba como preparar essa receita tradicional de maneira prática apareceu primeiro em .
Posts aleatórios:
Ferva maçã com alecrim e aproveite todos estes incríveis benefícios desse cháPASTEL DE MASSA FOLHADACostela na airfryer fica tão macia que chega a soltar os ossos uma delícia prática…Doce ourinho,um cozinheiro lá da Espanha me ensinou a fazer esse delicioso docinho!Bolo de cenoura com chocolate fofinho e perfeito para o lanche das criançasLevei apenas 1 minuto para preparar o melhor pó para cappuccino caseiro que eu já…Arroz doce cremoso simples e fácil receita que minha avó fazia na roça e desmancha…Limpa pisos caseiro que deixa o piso brilhando por até 1 semanaHOJE FIZ BISCOITINHOS DE LEITE CONDENSADO QUE DERRETEM NA BOCA! EU AMO, NÃO TEM NADA…Costelinha de porco assada um prato para completar seu cardápio de natalPudim de leite condensado com creme de leite e leite em pó feito sem fornoROSQUINHA DO CHEF ALEX