Ingredientes:
Para a massa:
3 ovos
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de leite quente
2 xícaras de (chá) farinha de trigo
1 colher de (café) canela em pó (não coloquei)
1 colher de (sopa) fermento em pó
Para o recheio cremoso de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite comum
1 colher de (sopa) margarina rasa
1 colher de (sopa) amido de milho
4 colheres de (sopa) chocolate em pó
4 colheres (sopa) de chantilly batido
1/2 xícara de chocolate ao leite picado (use o chocolate da barra de 500 gramas)
Outros recheios e cobertura:
3 caixas de morango, lavados e enxutos
1 pote de creme de leite fresco p/chantily, 300gr (usei o de caixinha)
1 barra de chocolate ao leite (500 gramas)
1 barra de chocolate branco (180 gramas)
Modo de preparo:
Para a massa:
Bata tudo antes de acrescentar o fermento em pó, finalize com ele. Leve ao forno preaquecido, fogo baixo, até assar.
Para o recheio cremoso de brigadeiro:
Misture o leite condensado, o leite, a margarina, o chocolate em pó e o amido de milho. Mexa sempre até engrossar e desprender do fundo da panela. Quando esfriar vai ficar bem firme. Reserve. Depois de frio, coloque o chantilly e bata na batedeira até ficar cremoso e homogêneo.
Outros recheios de cobertura:
Derreta os chocolates separadamente para fazer a tampa do bolo. Corte uma folha de papel manteiga no mesmo formato da fôrma que você preparou a massa do bolo (use a mesma fôrma para fazer a tampa, será mais fácil fazer dentro dela), coloque porções de chocolate ao leite, deixando “buracos” para serem preenchidos com o chocolate branco. Faça riscos com um palito para formar os desenhos. Quando a tampa secar, coloque-a por cima do bolo.
Dicas e montagem:
Comece cavando o bolo depois de pronto e frio. Use uma colher e uma faca e retire todo o miolo do bolo. Cuidado para não furar o fundo do bolo e não deixe muito fino (eu acabei deixando). Deverá ficar assim:
Despeje o recheio de brigadeiro cremoso:
Por cima, meia xícara de chocolate picado:
Cubra com metades de morangos:
Coloque por cima o chantilly batido:
Agora coloque morangos inteiros por cima do chantilly, cobrindo toda a superfície:
Agora é só cobrir com a tampa já seca:
Bom, o meu não ficou lindão como o da Izabel por 2 razões: primeiro porque eu usei chocolate nobre, que é difícil de se trabalhar e ainda por cima eu não aprendi a dar o choque térmico até hoje. Minha tampa não secava nunca, tava mole ainda e eu coloquei assim mesmo por cima do bolo. E além de mole, ficou muito espessa. Na hora que endureceu na geladeira foi o “ó” para cortar. A dica que a Izabel da é para cortar com uma faca aquecida.
E a outra razão foi a falta de morangos. Isso mesmo, como eu não tinha morangos o suficiente para colocar na camada acima do chantilly, a tampa – que ainda estava mole – não tinha como se sustentar, pois os morangos ficam concentrados no centro, havia espaço nas beiradas. Comprei 3 caixas como mandava a receita, mas não dá para garantir que todos estão perfeitos dentro da caixinha.
Esse bolo não dura muito tempo: os morangos soltam água no recheio, e a parte lateral do bolo fica um pouco ressecada e dura na geladeira com o passar dos dias. Então não perca tempo e coma logo o seu bolo!
Posts aleatórios:
Pipoca doce fácil e deliciosa sem precisar de pipoqueiraBolinhas viciantes que eu faço todo dia! A coisa mais deliciosa do planetaSalada de repolho muito simples e saborosa para a refeição do dia a diaNunca pensei que fosse tão fácil fazer kibe frito é muito simples e práticoEscondidinho de carne de sol fica super saboroso e é bem prático de prepararComo desobstruir os buracos do chuveiro e aumentar a pressão da águaLanche de frigideira com batata doce e apenas 1 ovo fica uma delíciaMousse de maracujá trufado uma sobremesa fácil de fazer e deliciosaDei um banho no meu cachorro com essa receita caseira para acabar com pulgas e…Pudim de banana sem açúcar: uma sobremesa deliciosa feita em apenas 15 minutosSalada tropical simples feita com repolho roxo e frutasPavê de bombom com um creme de leite ninho maravilhoso e perfeito