Pular para o conteúdo
Início » Depois que aprendi a cultivar hortelã tão fácil assim, agora tenho sempre fresquinho

Depois que aprendi a cultivar hortelã tão fácil assim, agora tenho sempre fresquinho

Como cultivar hortelã em casa – e quais seus benefícios para a saúde

  • Fácil de plantar e cultivar, a hortelã não exige muito espaço, cresce rápido e ainda faz bem para a saúde, sendo um poderoso anti-inflamatório, analgésico, antisséptico, digestivo, anestésico e expectorante. Depois dessa lista de benefícios, com certeza, você vai querer ter a espécie sempre por perto. Não sabe por onde começar? A analista na área de transferência de

    tecnologia da Embrapa Hortaliças, Lenita Haber, ensina o passo a passo:

Como cultivar hortelã

  • É possível pegar um ramo com alguém que já cultiva a hortelã ou plantar a que se compra no supermercado. É importante, no entanto, ficar atento ao tamanho do galho: é preciso que tenha de três a quatro “nós”, que são as gemas de crescimento, com as folhas em pares, e cerca de 20 centímetros de altura.

Onde plantar hortelã

  • O tamanho do vaso também é importante. “Um recipiente com 35 centímetros de altura por 30 cm de diâmetro vai proporcionar um bom desenvolvimento. Quanto maior o vaso, mais se desenvolve. A hortelã pode ser plantada com outra espécie que não demande muito espaço, como salsinha, cebolinha ou coentro, que são mais altas e não dependem tanto do desenvolvimento das raízes”, diz Lenita.

Já posso colher a hortelã?

  • Dependendo do tamanho da muda, em um mês e meio a dois meses, dá para colher as primeiras folhas. “A gente vai colhendo e ela vai rebrotando. Podemos retirar só as folhas ou, se cortar o ramo, depois de um tempo vai nascer outro”. Para garantir vida longa à espécie, de tempos em tempos é recomendado usar esterco curtido na adubação.


RECEITA DE HOJE:

X